quinta-feira, 6 de abril de 2017

Porque me quiero me cuido, Porque te quiero te cuido





O teste de AIDS não deve ser feito de forma indiscriminada e a todo o momento. O aconselhável é que quem tenha passado por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido, faça o exame.


Quanto tempo depois de infectado com o HIV o teste passa a dar positivo?


Pelo menos três meses depois da relação sexual
O exame só deverá ser feito após três meses de a pessoa ter se exposto a alguma situação de risco [sexo sem camisinha, compartilhar agulha com outras pessoas etc]. Ou seja, depois da janela imunológica: período em que seu corpo ainda não produziu anticorpos suficientes para serem detectados, podendo dar um resultado falso-negativo.
No entanto, quem se expôs a uma situação de risco deve repetir o teste após seis meses da exposição. Os sintomas da Aids podem demorar até dez anos para aparecer, por isso não adianta ficar esperando pelos sintomas, não vacile! Faça o teste da Aids.
Para detectar o HIV, é necessário fazer um exame em laboratório, o teste anti- HIV que pode ser realizado sem prescrição médica nos CTA [Centros de Testagem e Aconselhamento], em laboratórios particulares e em serviços de saúde pública.
Os CTA contam com médicos, enfermeiros e psicólogos que acompanham a pessoa antes e depois do exame. Tudo de maneira sigilosa e gratuita. O exame é feito por meio da coleta simples de sangue, com material descartável, e não é preciso estar em jejum.


O HIV pode ser transmitido:
• Por relações sexuais desprotegidas (sem o uso do preservativo), anais, vaginais e orais;
• Pelo compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas;
• De mãe para filho durante a gestação, o parto e a amamentação;
• Por transfusão de sangue

Nenhum comentário:

Postar um comentário