terça-feira, 31 de outubro de 2017

CÂNCER DE COLO DE ÚTERO, PREVENIR É A MELHOR ATITUDE.

Vacina contra HPV e exame de Papanicolau são as principais formas de prevenção contra a doença  
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), há aproximadamente 530 mil novos casos de câncer de colo de útero por ano no mundo, sendo o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres e a quarta causa mais frequente de morte pela doença, sendo responsável por 265 mil óbitos por ano. 

A doença está associada à infecção por subtipos oncogênicos do vírus HPV (Papilomavírus Humano), principalmente o HPV-16 e HPV-18, responsáveis por cerca de 70% dos cânceres cervicais.
A infecção pelo vírus é muito comum e estima-se que 80% das mulheres sexualmente ativas irão adquiri-la em algum momento da vida, mas que somente 5% irão desenvolver alguma doença, como lesões do colo do útero e condilomas.


A prevenção contra o vírus pode ser feita de forma tradicional, que consiste na detecção precoce, ou por meio da vacina contra o HPV. O método tradicional envolve o rastreamento do câncer inicial e de suas lesões precursoras, com o exame citopatológico (Papanicolau). Já a imunização por meio de vacina protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do HPV e é oferecida, no Brasil, para meninas de 9 a 13 anos e meninos de 11 a 14 anos. 


domingo, 29 de outubro de 2017

DIAS 7 E 9 DE NOVEMBRO, SESC POMPEIA: SEMINÁRIO INTERNACIONAL OS FINS DA DEMOCRACIA




O Sesc Pompeia recebe entre os dias 7 e 9 de novembro de 2017, o seminário internacional Os Fins da Democracia / The Ends Of Democracy.
O aumento de movimentos populistas, nos últimos anos, levanta questões sobre os desafios para a democracia liberal e suas formas institucionais básicas. Por exemplo, quais são "os fins" da democracia em um duplo sentido: quais são os fins da democracia, isto é, seus propósitos e promessas, mas também, qual é a possibilidade de um colapso da democracia como uma forma política específica de governo ou um ideal para formas existentes? Qual significado, se houver, pode ser dado à soberania popular durante este período, e como isto se relaciona com as ideias predominantes de populismo? Seguindo o espírito da abordagem crítica formulada pela geração frankfurtiana da teoria crítica, esta conferência reúne filósofos, sociólogos, antropólogos, cientistas políticos e psicanalistas de vários países para abordar a necessidade de uma reatualização da teoria crítica à luz dos presentes desafios políticos. Organizado pelo Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo, em colaboração com a Universidade da Califórnia, Berkeley, é o segundo encontro do ciclo de conferências do Convênio Internacional de Programas de Teoria Crítica.
Resultado de imagem para vladimir safatle

 
 


Conferencia completa de Judith Butler: "Cuerpos que todavía importan"

sábado, 28 de outubro de 2017

Trans não é Doença: Pela Despatologização das Identidades Trans



Desde o ano de 2009, o mês de outubro tem concentrado esforços em prol da contínua luta pela despatologização das identidades trans. A Campanha Internacional Stop Trans Pathologization (STP) marca, sempre nessa época do ano, um dia de manifestações simultâneas e outras ações por diversas cidades do mundo. 

Os objetivos principais da Campanha STP são:
1. A retirada da classificação dos processos de transição entre gêneros como transtorno mental nos catálogos diagnósticos (o DSM, da Associação Psiquiátrica Estadunidense, e o CID, da Organização Mundial de Saúde), 
2.O acesso a uma atenção sanitária trans-específica que seja pública e gratuita, 
3.A mudança do paradigma de atenção sanitária trans-específica de um modelo de avaliação a um enfoque de consentimento informado, 
4.O reconhecimento legal de gênero sem requisitos médicos, 
5.A despatologização da diversidade de gênero na infância, assim como a proteção contra a transfobia.




Amara Moira & Djamila Ribeiro no The Brazil Forum UK 2017

UNA MUJER FANTASTICA - Bilingual trailer

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Part 2: Secret Intersex: Born Genderless (Medical Documentary) - Real Stories





Part1: Secret Intersex (Medical Documentary) - Real Stories










OCTOBER 26: INTERSEX AWARENESS DAY

INTERSEX: BEYOND THE BINARY.






INSCRIÇÕES ABERTAS: CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA, ABRASCÃO






DICA DE LEITURA: GEORGE.





BE WHO YOU ARE.

When people look at George, they think they see a boy. But she knows she's not a boy. She knows she's a girl.

George thinks she'll have to keep this a secret forever. Then her teacher announces that their class play is going to be Charlotte's Web. George really, really, REALLY wants to play Charlotte. But the teacher says she can't even try out for the part. . . because she's a boy.

With the help of her best friend, Kelly, George comes up with a plan. Not just so she can be Charlotte – but so everyone can know who she is, once and for all.




Alex Gino, author of George, a middle grade novel about a trans character. Photograph: Blake C Aarens


GEORGE IS ALSO AVAILABLE AT 'LIVRARIAS CULTURA, SARAIVA, AMAZON'.


terça-feira, 24 de outubro de 2017

October 24 is World Polio Day. # END POLIO.


It is an opportunity for the global polio eradication community to renew its promise of a polio-free world for future generations. 




In 2016, the world saw the lowest ever number of wild polio cases with only 37. To date in 2017, there have been 12 polio cases reported from two of the three remaining polio endemic countries:  Afghanistan (7) and Pakistan (5). Since 1988, progress against polio has been strong and consistent, with cases reduced by over 99.99%. High-quality polio vaccine campaigns and innovative methods for reaching every child have restricted the virus and put polio eradication within our reach.


The Polio Surveillance System

Documentário: K-Lendárias - Sou Trans quero Dignidade e Emprego

Documentário 'À luz do Dia'

Eu Sou Renata - Documentário - English/Español/Português Subtitles

domingo, 22 de outubro de 2017

22a Parada do Orgulho LGBTI 2017 - A PARADA DA RES

PARADA LGBTI DA RESISTÊNCIA - Rio 2017. AJUDEM.


O projeto PARADA DA RESISTÊNCIA visa contribuir pra realização da 22ª Parada do Orgulho LGBTI Rio 2017, porque só com união e luta enfrentaremos o preconceito.





MOTIVAÇÕES


Chegamos a uma situação extrema no Rio de Janeiro. A Parada do Orgulho LGBTI do Rio pode não acontecer neste ano.


Contra tudo isso, união.


Além de uma crise econômica sem precedentes no Estado, ainda estamos sofrendo uma pressão com um governo fundamentalista na cidade do Rio de Janeiro, que vem atuando para enfraquecer o pouco que conquistamos de direitos até agora e para silenciar a principal manifestação por direitos: a Parada do Orgulho LGBTI do Rio, a segunda maior do país, a de Copacabana.


Essa é a primeira Parada do Orgulho LGBTI no Brasil, fundada em 1995. É uma manifestação que reforça a luta por políticas públicas de enfrentamento à discriminação e pelos direitos humanos da comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, MulheresTransexuais, Homens Trans e Intersexos (LGBTI); e que sem a sua participação pode não acontecer neste ano.


Transgender Kids - My Child Is Transgender Documentary HD

‘I’m The Scary Transgender Person The Media Warned You About’ | MY TRANS...

FILME: SOBRE NÓS [Longa Metragem Gay/LGBT Brasileiro] HD. Dirigido por Mauro Carvalho e Thiago Cazado.





O filme conta a história de amor vivida por Matheus e Diego em um tempo remoto. Ao tornar‐se cineasta, Diego roteiriza as lembranças do relacionamento. É um filme dentro do filme.

Orientação para mães e pais da comunidade LGBTQI: NÃO DEIXEM DE VACINAR SEUS FILHOS.

VACINAR SEUS FILHOS É UM ATO DE AMOR.

1. A vacinação é a medida mais eficaz para prevenir tanto a doença quanto suas complicações. 
2. Podem ocorrer eventuais efeitos colaterais.

3. A vacinação vai além da proteção individual porque protege a si e a outras pessoas, incluindo aquelas que não respondem à vacina ou que por alguma razão de saúde não podem recebê-la.




4. Deixar de vacinar seu filho coloca em risco não só a vida dele, assim como de outras crianças também e de toda uma população.

5. Se um grande número de indivíduos começar a recusar a vacinação, pode ser observada uma queda na cobertura, levando à reintrodução de doenças preveníveis por vacinação e a surtos de doenças importantes. 
AS VACINAS SALVAM MILHARES DE VIDAS TODOS OS ANOS. 


quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Soy transgénero ( I am Transgender ) - Corto LGTB -Trans Noruego Subtitu...

Warmish | A Lesbian Short Film

Different from the Others (Anders als die Andern) is a German movie about a relationship between a master violinist and his student.





In 1919, the first known film that was sympathetic to gay people was produced. This was 50 years before Stonewall. 


Paul Körner, the violinist, is approached by a young man named Kurt who begs Paul to be his teacher. He accepts and their relationship develops. 
Their families don’t understand their relationship, and Paul comes out to his parents by sending them to a doctor who explains that Paul is gay and it’s nothing to worry about. Homosexuality isn’t an illness, the doctor says, it’s just a normal variation of human sexuality.
The film were banned a year after it was released.
The film goes on to discuss suicide among gay men, the pressure to be straight, and blackmail used against Paul.
Available on You Tube.

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Ao Amigo do Fáscio. Autor Murilo Guimarães

21 DE OUTUBRO, DIA NACIONAL DE COMBATE À SÍFILIS E À SÍFILIS CONGÊNITA. TODOS PRECISAM FAZER O TESTE DA SÍFILIS!


Em 31 de março de 2017, foi instituído o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, a ser comemorado no terceiro sábado do mês de outubro de cada ano. 

O número de casos de Sífilis aumentou desenfreadamente nos últimos cinco anos em todas as faixas etárias no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, os casos notificados saltaram de 1.249 em 2010 para 65.878 em 2015, um aumento de 5.000% (52 vezes). Os maiores aumentos ocorreram entre os jovens de 13 a 19 anos (61 vezes), seguido de pessoas entre 20 e 29 anos (59 vezes) e acima de 50 anos (55 vezes).



Sífilis é uma doença infecciosa transmitida pela bactéria Treponema pallidum e sua transmissão da sífilis se dá principalmente por relações sexuais, assim como por transfusão de sangue ou contato direto com sangue contaminado, ou ainda, no caso da sífilis congênita, por via vertical da gestante para o filho. Essa última é uma das formas mais graves, pois pode causar má formação no feto. Os efeitos incluem alterações ósseas, surdez neurológica, dificuldades no aprendizado e retardo mental.
Os maiores sintomas ocorrem nas duas primeiras fases, período em que é mais contagiosa. Ela se inicia com feridas nos genitais (externo e interno) e outras áreas do corpo como boca e ânus, que podem desaparecer espontaneamente, por isso dá a falsa impressão de cura. A lesão inicial geralmente é única, indolor, limpa de bordas duras (cancro duro) e acompanhada de íngua na virilha. Algumas semanas depois surgem manchas na pele (abdome, tronco, palmas das mãos e plantas dos pés). Se não tratada, a infecção pode causar lesões no cérebro, no coração e nos ossos futuramente.


NÃO FECHE OS OLHOS PARA A SÍFILIS. 

FONTE: LEGISLAÇÃO DIA NACIONAL DE COMBATE À SÍFILIS E À SÍFILIS CONGÊNITA


segunda-feira, 16 de outubro de 2017

DICA DE LEITURA: BABADO ACADÊMICO NO RECÔNCAVO BAIANO: UNIVERSIDADE, GÊNERO E SEXUALIDADE.

Organizadoras: Ana Cristina Nascimento Givigi e Priscila Gomes Dornelles.
Editora: EDUFBA, 2017.

GÊNERO, SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO, SUJEITOS, VIOLÊNCIAS, EXPRESSÕES DISSIDENTES E MARGINAIS, SUBJETIVIDADES, (IM)POSSIBILIDADES DOS CORPOS, BIOPOLÍTICAS, SILENCIAMENTOS EDUCACIONAIS E ACADÊMICOS, CISÃO, BABADOS E MUITO MAIS NESTE LIVRO QUE RESULTOU DO II FESTIVAL ANUAL DE MÚLTIPLAS SEXUALIDADES, REALIZADO EM DEZEMBRO DE 2013 NA Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

LINK: LIVRO BABADO ACADÊMICO 2017

sábado, 14 de outubro de 2017

On October 15 in the USA is the National Latinx AIDS Awareness Day 2017


National Latinx AIDS Awareness Day (NLAAD) is observed each year on October 15 to increase awareness of the impact of HIV/AIDS on the Hispanic/Latino population in the United States. 

The NLAAD campaign promotes HIV testing and prevention, and provides information on access to care to Hispanic/Latino communities across the nation.