segunda-feira, 9 de outubro de 2017

The Death and Life of Marsha P. Johnson, de David France, é o documentário sobre uma das maiores heroínas das revoltas de Stonewall, no final dos anos 1960, e muito mais do que isso.

Documentário sobre o legado político deixado por Marsha P. Johnson, a estrela da TV americana e lendária figura do gueto gay de Nova York, conhecida por muitos como a "Rosa Parks do mundo LGBT". Ao lado de Sylvia Rivera, Marsha foi a responsável por fundar a Transvestites Action Revolutionaries, um grupo de ativistas trans do país.

O passado e o presente e a forma como pessoas transgênero são marginalizadas, tanto pela sociedade em geral como por uma parte da comunidade LGBTQIA, que é frequentemente acusada de se cingir ao “G” e esquecer o “T” do acrônimo, é uma luta que fez parte do discurso público de Sylvia Rivera pós-Stonewall. Em vídeos antigos, vemo-la a salientar que muitas das conquistas foram para pessoas de classe média e não para "pessoas da rua" como ela – que nos anos 1990 chegou a ser sem abrigo em Nova Iorque, até ter sido expulsa do sítio onde vivia –, e a levou a distanciar-se do movimento que tinha ajudado a fundar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário