quarta-feira, 13 de junho de 2018

Primeiros relatórios globais de gonorreia extensivamente resistente a fármacos.

O Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (European Centre for Disease Prevention and Control, ECDC) está relatando os primeiros casos globais de uma gonorreia extensivamente resistente a fármacos (extensively drug-resistant, XDR).
Os três primeiros casos de infecção por Neisseria gonorrhoeae XDR, resistente a ceftriaxona e apresentando alto nível de resistência à azitromicina em uma escala global, foram relatados no Reino Unido (n=1) e Austrália (n=2), respectivamente, em fevereiro e março. O caso do Reino Unido e um caso da Austrália estavam associados a viagens e ambos contraíram a gonorreia no sudoeste asiático.
Considerando que dois dos três casos de gonorreia XDR estavam relacionados a viagens, o ECDC disse que deve-se considerar fornecer informações de rotina sobre práticas sexuais seguras para os viajantes.
O ECDC disse que os clínicos precisam estar cientes da possibilidade do surgimento de mais casos resistentes à ceftriaxona e azitromicina, garantindo a realização de testes de cura em todos os casos diagnosticados e enviando amostras para a realização de cultura com antibiograma de todos os sítios comprovadamente positivos para infecção. Deve-se ter atenção especial à detecção e tratamento eficaz da gonorreia faríngea que, frequentemente, é mais difícil de erradicar em comparação à infecção urogenital.

FONTES: CDC - CENTER DISEASE CONTROL / ECDC -EUROPEAN CENTRE FOR DISEASE PREVENTION AND CONTROL

Nenhum comentário:

Postar um comentário