domingo, 22 de julho de 2018

DEPRESSÃO


Resultado de imagem para depressão



A característica principal de um episódio de depressão maior é o humor deprimido ou a perda de interesse ou de prazer (anedonia), que se mantém por, pelo menos, duas semanas e provoca alterações no funcionamento social do indivíduo, ocupacional ou em outras áreas importantes do funcionamento.
Durante este tempo, o indivíduo tem de apresentar, pelo menos, 4 sintomas adicionais diferentes da anedonia e do humor deprimido. 

HUMOR DEPRIMIDO

É o sintoma mais característico, que ocorre em de 90% dos casos: o doente se descreve como triste, para baixo, vazio, sem esperança; alguns podem ter apatia ou ausência de tristeza; outros podem ter o humor irritável, manifestando-se pela tendência a sentir-se facilmente incomodado com tudo, mal-humorado, muto sensível aos estímulos negativos, sobretudo em crianças e adolescentes.

ANEDONIA

É a perda de interesse e de prazer nas atividades que eram anteriormente agradáveis ao doente. Pode traduzir-se também por perda de interesse sexual ou de libido o que pode levar a dificuldades nas relações íntimas ou conflitos conjugais.

Resultado de imagem para depression



ALTERAÇÕES NA ATIVIDADE MOTORA/MOTRICIDADE

Cerca de metade dos doentes desenvolvem lentificação psicomotora, traduzida em lentificação do pensamento, no discurso e nos movimentos corporais; em alguns casos, há ansiedade à qual se apresenta sob a forma de agitação psicomotora mostrando-se os doentes irrequietos, andando de um lado para o outro, mexendo nos cabelos, manipulando objetos, esfregando as mãos, e balançando as pernas. Os dois sintomas de lentificação e agitação psicomotoras podem coexistir.

ADINAMIA

Falta de energia (adinamia) e /ou cansaço o qual pode ser mental e/ou físico. A adinamia traduz-se pela dificuldade em se levantar pela manhã, em iniciar atividades, cumprir tarefas desde as mais complexas até às mais elementares (como as relacionadas com a higiene pessoal ou a alimentação). Há tendência para ficar deitado e isolado.

ALTERAÇÕES DO SONO

A apresentação clássica é acordar de manhã cedo e ser incapaz de voltar a adormecer (insônia terminal). Quando a ansiedade está presente, observa-se a dificuldade em adormecer no início da noite (insônia inicial). Em contraste, hipersônia ou dormir demais pode também ser um sintoma de depressão.

ALTERAÇÕES DO APETITE E DO PESO

Perda de apetite, de paladar e de prazer em comer pode levar à perda de peso significativa. No entanto, outros doentes podem desejar comer doces ou outros carboidratos quando deprimidos, comendo em excesso.

DISTORÇÕES COGNITIVAS

O indivíduo deprimido distorce a realidade, tendo uma visão pessimista de si mesmo e de tudo o que o rodeia, e isso em relação ao seu passado, ao presente e ao futuro, surgindo pensamentos negativos sob a forma de ruminações depressivas que invadem a esfera psíquica do indivíduo, tais como insegurança, medo, baixa autoestima, fracasso, ruína, inutilidade, culpa, doença grave, desesperança, morte, etc. Podem surgir medos irracionais e preocupações excessivas, desproporcionadas.

ALTERAÇÕES COGNITIVAS

Dificuldades de concentração e tomada de decisão, falta de memória relacionada a problemas de atenção e distração.

IDEAÇÃO SUICIDA

Vai desde pensamentos fugazes a planos elaborados. Frequentemente mesmo quando os pensamentos suicidas são graves, faltam energia e  motivação aos doentes deprimidos para tentar o suicídio.
O deprimido pode preferir estar morto, mas nunca pensar em se matar. Pode imaginar o suicídio sem planejá-lo, ou em casos graves, arquitetá-lo pormenorizadamente.


Resultado de imagem para 188 suicidio















Nenhum comentário:

Postar um comentário