segunda-feira, 19 de outubro de 2020

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, Brasil teve quase 5 mil mortes violentas de crianças e adolescentes em 2019; 75% eram negros.

Em parceria com a UNICEF, pela primeira vez, o Fórum Brasileiro de Segurança divulgou que o Brasil teve ao menos 4.928 crianças e adolescentes mortos de forma violenta em 2019, ou seja, em torno de 28 crianças e adolescentes são assassinados por dia. O número representa 10% do total de mortes violentas do ano passado (47.773).

No Brasil, o quadro de violência tem se agravado exponencialmente nos últimos anos e diversos estudos têm evidenciado o crescimento expressivo da violência letal de adolescentes e jovens, especialmente os do sexo masculino, negros e com baixa escolaridade. Jovens negros são as maiores vítimas da violência.

Precisamos entender de uma vez por todas que a violência, que atinge a juventude brasileira, é  e deve ser uma questão de Estado e que ela se articula com uma série de outros elementos, como pobreza, territórios vulneráveis, evasão escolar, crime organizado e racismo para que possamos mudar esta realidade genocida e cruel que ceifa vidas precocemente destruindo toda uma possibilidade de se viver. Vidas negras importam! Contra o genocídio do povo negro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário