sexta-feira, 10 de setembro de 2021

A cada 40 segundos uma pessoa se mata no mundo. O SUICÍDIO É PREVENÍVEL!


De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a cada 40 segundos uma pessoa se mata no mundo, totalizando quase um milhão de pessoas todos os anos. Você consegue imaginar que, ao final da leitura deste informativo, aproximadamente 75 pessoas cometeram suicídio?

O suicídio foi e continua sendo um tabu entre a maioria das pessoas em quase todas as sociedades, porém relegar o tema à categoria de tabu não ajuda a diminuir riscos. É um assunto proibido e que agride várias crenças religiosas. O tabu também se sustenta porque muitos veem o ato suicida como uma fraqueza do sujeito, algo sobre o qual a pessoa teria condições de atuar e não o faz. Apesar dos fatores que contribuem para o suicídio variarem entre grupos e populações específicas, os mais vulneráveis são os jovens, os mais idosos e os socialmente isolados, como a população indígena. 

Homens normalmente se matam mais, embora as mulheres tentem mais vezes. Os comportamentos suicidas podem variar desde a ideia de tirar a própria vida, que pode ser comunicada por meios verbais e não verbais, até o planejamento do ato, a tentativa e, no pior dos casos, a morte.

As mortes trazem consigo denúncias ou manifestações de coisas que se dão no âmbito da vida e da saúde de uma determinada sociedade, essas mortes específicas, intencionalmente provocadas, também vão explicitar essas questões. E aqui se fala do suicídio na sociedade capitalista, sociedade esta que é fundada na exploração e profundamente marcada pela opressão, pela desigualdade, pela competitividade e pelo individualismo, sendo necessário levar em consideração esse contexto ao se analisar as ideações, tentativas e suicídios consumados. O comportamento suicida pode ser prevenido.

Não falar sobre suicídio pode ter um efeito tão devastador quanto falar de maneira inadequada. Um suicídio é um ato de desespero. Comumente, só falamos em suicídio quando uma pessoa famosa se mata. Não se pode glamourizar um suicídio, transformar o suicida em herói.

Quem está perto também pode ajudar, mas é importante tratar das causas específicas básicas que levam uma pessoa a se matar. Como um sério problema de Saúde Pública, a prevenção do comportamento suicida não é uma tarefa fácil, mas as pessoas que precisam de ajuda podem recorrer ao Centro de Valorização da Vida (CVV), grupo de voluntários que oferecem apoio emocional gratuito. E já existem programas de saúde pública que oferecem esse serviço em algumas regiões do país.

A pessoa que está numa crise suicida se percebe sozinha e isolada. Seja um “ombro amigo” porque talvez a pessoa que pensa em cometer o suicídio possa sentir abertura para desabafar. Neste momento, ter alguém para ouvi-la pode fazer toda a diferença. O suicídio pode ser evitado. Viva a Vida! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário