sábado, 26 de fevereiro de 2022

Travesti não é brincadeira! Respeito é bom e ELAS gostam. Vivam AS TRAVESTIS.

As travestis vivem o masculino e o feminino ao mesmo tempo. Essa possibilidade de transitar entre os dois gêneros escapa aos regimes de verdade instituídos socialmente, ou seja, as convenções que produzem e reafirmam a heteronormatividade e instituem modos de ser, ou se é mulher, e se pertence ao universo feminino, ou se é homem e se pertence ao universo masculino. As travestis rompem as fronteiras de gêneros, desconstroem as normatividades, instituindo outros modos de subjetivação.

Embora transexuais e travestis sejam relacionadas à abjeção e tenham, nesse sentido, sofrido com atos de repúdio, com distintas formas de preconceito – nos diferentes âmbitos e instâncias sociais –, elas têm travado lutas diárias pela visibilidade e pelo respeito, pelo reconhecimento enquanto sujeitos de direitos. Dessa forma, “de um corpo despotencializado e fraco surge um corpo empoderado e forte, guerreiro e reivindicador de direitos” (PERES, 2013). Muitas/os travestis e transexuais lutam pela promoção de políticas públicas que as/os defendam; buscam desconstruir o processo de patologização com relação à transexualidade e os discursos que as associam à doença, ao pecado etc, resistindo aos processos de hierarquização e normalização.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Skater Timothy LeDuc: First non-binary athlete to compete in Winter Olympics.

US skater Timothy LeDuc will become the first non-binary athlete to participate in a Winter Olympics when he takes to the ice with partner Ashley Cain-Gribble on that competition as new guidelines aim to make future Games more inclusive for trans athletes.                                      New diversity guidelines announced by the International Olympic Committee (IOC) in November also aim to make the Games more inclusive by ending reliance on testosterone levels to decide which athletes are eligible to compete in male or female events.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

CHILDHOOD CANCER.

The likelihood of surviving a diagnosis of #ChildhoodCancer changes depending on the country in which the child lives:
🔸 In high-income countries: more than 80% of children with #cancer are cured
Vs
🔸 In low- and middle-income countries: less than 30% are cured.

domingo, 13 de fevereiro de 2022

A Sífilis tem cura. Façam o teste. É seguro, rápido e gratuito. Procurem uma Unidade de Saúde mais próxima.

No dia de hoje, tive a possibilidade de visitar a exposição "Sífilis: História,  Ciência e Arte" no Centro Cultural do Paço Imperial no Rio de Janeiro cujo objetivo é difundir conhecimento sobre a doença pelo viés da educação em saúde.  Nela o visitante é estimulado a não só conhecer mais sobre a história da doença,  mas a adotar medidas de prevenção e controle da infecção. A mostra fornece um panorama sobre a Sífilis reunindo documentos,  dados epidemiológicos importantes, reproduções de obras de arte e objetos, como as do pintor Edvard Munch, entre outras coisas. É uma belíssima exposição. Vale muito a pena prestigiar e se educar nessa importante ação de educação em saúde. Viva a Ciência!