terça-feira, 6 de outubro de 2015

Ligue os pontos por GREGORIO DUVIVIER.

enquanto você dormia liguei
os pontos sardentos das suas
costas na esperança de que
a caneta esferográfica revelasse
a imagem de algum ser mitológico
de nome proparoxítono o mapa
detalhado de algum tesouro
submerso formasse quem sabe
alguma constelação ruiva oculta
na epiderme e me deparei
com o contorno de um polígono
arbitrário que não me fornecia
metáforas não apontava direções
simplesmente dizia: você está aqui. 
 *** 
querer tudo é não querer
nada é perceber que nada
é pior que tudo e qualquer
coisa é melhor que nada
é melhor do que não querer
tudo é querer uma coisa só
pois para ser feliz é preciso
querer uma coisa só e saber
deitar ao lado dela – quieto. 

se o leite desnatado por acaso caísse
da sua mão no chão da seção de laticínios
bastava para eu enxugar o piso encharcado
de batavo e perguntar seu nome e fazer
alguma piada envolvendo a expressão chorar
pelo leite derramado e nós dois teríamos
uma longa-vida eu e você mas você já está
no setor de limpeza e eu penso que se espirrasse
água sanitária no seu vestido eu poderia
dizer sou advogado e isso vale um processo
ou se você tivesse dúvidas quanto à validade
de um queijo minas eu sei tudo sobre queijo
minas ou à madureza de um abacaxi basta
puxar uma folha da coroamas agora
é tarde você já está no caixa passando produtos
que apitam como um eletrocardiograma 
 *** 
são azuis, eu disse, e você disse que
são verdes, mas são azuis, eu disse,
eu estou vendo e você não, eu disse,
mas são verdes, você disse, porque
sempre foram, e são meus, você disse,
mas a verdade, eu disse, é que são verdes
no verão do meio-dia e azuis à meia-
noite, mas e no lusco-fusco, você
disse, no lusco-fusco, eu disse, são
turquesa cor-de-mar-e-céu-e-fusca,
cor-de-coisas-lindas-e-celestes
-que-só-existem-em-contos-de-fadas-
e-no-tempo-em-que-os-animais-
falavam-e-cantavam-para-quem-
quer-trabalhar-lá-lá-iá-lá-iá-lá-iá. 

se eu fosse um faraó do egito antigo
não me faria falta o carnaval do rio
o ipod o iphone o iogurte grego
o mate de galão ou o miojo
de galinha caipira eu viveria feliz
por meses entre múmias e deuses
com cara de cachorro — ou quase:
a única invenção cuja inexistência
me obrigaria a tomar o cianureto
mais em voga das maravilhas do mundo
moderno a única que me faria falta
é você (e talvez quem sabe o ar
condicionado, mas sobretudo você). 
 *** 
você é a última dos moicanos no pacote
de jujubas a cereja do bolo no topo
do milk-shake de creme de la crème
brûléeaquela música do cole porter
o topo do top de todos os pokémons
você é aquele que me diz calma tá tudo
bem agora você é o meu beatle preferido
tem dias em que é o george e dias em que
é o paul e dias em que é o chico buarque
e dias em que é aquele feriado que cai
no meio da semana e a gente enforca
pros dois lados imagine um réveillon fora
de época é você uma terça-feira de carnaval
em plena sexta-feira da paixão e minha
paixão é um sábado que não termina nunca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário