sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Hora Para Vacinar: Vacine-se contra o HPV, Meninos e Meninas Jovens Adolescentes.


O CDC recomenda 2 (duas) doses de vacina contra o HPV para jovens de 11 ou 12 anos de idade a fim de se prevenir cânceres causados por HPV.

A vacinação para HPV é uma importante ferramenta de prevenção contra o câncer e duas (2) doses fornecerá segurança, proteção de longa duração e efetiva quando fornecida nas idades recomendadas de 11 ou 12 anos.

Alguns aspectos específicos da recomendação incluem:

  • A primeira dose da vacina é dada aos 11-12 anos de idade. A segunda dose da vacina deve ser administrada 6 a 12 meses após a primeira dose.
  • Adolescentes e jovens adultos que iniciam a vacinação entre 15 e 26 anos continuarão com a necessidade de 3 (três) doses da vacina contra o HPV para se proteger contra o câncer causado pela infecção por HPV.
  • Adolescentes com idade entre 9 a 14 anos que já receberam duas (2) doses da vacina contra o HPV há menos de 5 meses deverão receber a terceira dose.
  • Três (3) doses são recomendadas para pessoas com imunidade baixa com idade entre 9-26 anos.

É importante lembrar que a vacinação é uma ferramenta de prevenção primária e não substitui o rastreamento do câncer do colo de útero em mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos. Assim, as meninas vacinadas só terão recomendação para o rastreamento quando alcançarem a faixa etária preconizada para o exame Papanicolau e já tiverem vida sexual ativa. É imprescindível manter a realização do exame preventivo (exame de Papanicolau), pois as vacinas protegem apenas contra os principais tipos oncogênicos (causadores de câncer) de HPV, responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo de útero. Ou seja, 30% dos casos de câncer causados pelos outros tipos oncogênicos de HPV vão continuar ocorrendo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário