Novembro de 2016 — "Take the challenge. End AIDS" (“Aceite o desafio. Acabe com a aids”, em português) é o slogan da campanha realizada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para o Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado neste 1º de dezembro. A iniciativa insta os governos e a sociedade a intensificarem as nove medidas para acabar com a epidemia de aids até 2030.
Fornecer e promover o uso de preservativos e lubrificantes, oferecer testes de HIV em áreas frequentadas pela população de maior risco e expandir o acesso à profilaxia pré-exposição (PrEP) e pós-exposição (PEP) são algumas das medidas que, se reforçadas, podem ajudar a acabar com a aids como problema de saúde pública dentro de 15 anos.
Outras ações são a testagem e o tratamento para todas as mulheres grávidas soropositivas e seus recém-nascidos para eliminar a transmissão do HIV de mãe para filho, a oferta de tratamento precoce para todos que precisam, além de eliminar o estigma e a discriminação, fornecer testes e tratamento para outras infecções sexualmente transmissíveis que estão associadas ao HIV e aumentar o financiamento.
Quase dois milhões de pessoas vivem com HIV na América Latina e no Caribe. A cada ano, 100 mil pessoas adquirem o vírus e 50 mil morrem por causas relacionadas com a aids. Entre 2000 e 2015, as novas infecções por HIV foram reduzidas em 25% e as mortes em 23%. No entanto, nos últimos cinco anos, houve um pequeno aumento nos casos (0,7%), particularmente entre os homens.
FONTE: OPAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário