Segundo o Ministério da Saúde, a infecção por COVID-19 tem sido mais letal entre negros do que em brancos.
Embora minoritários entre os registros de afetados pela doença, pretos e pardos representam quase 1 em cada 4 dos brasileiros hospitalizados com Síndrome Respiratória Aguda Grave (23,1%) mas chegam a 1 em cada 3 entre os mortos por Covid-19 (32,8%).
De acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, 67% dos brasileiros que dependem exclusivamente do SUS (Sistema Único de Saúde) são negros, e estes também são maioria dos pacientes com diabetes, tuberculose, hipertensão e doenças renais crônicas no país - todos considerados agravantes para o desenvolvimento de quadros mais gravosos da Covid-19.
Observa-se que falas e comportamentos do nosso presidente da República vão de encontro a todas as orientações veiculadas por inúmeras comunidades científicas nacionais e internacionais. Isto só contribui para que se criem conflitos e confusões na mente de grande parte da população, mas as evidências estão aí para todos verem: PESSOAS ESTÃO MORRENDO OU GRAVEMENTE ENFERMAS NOS CENTROS DE TRATAMENTO INTENSO EM CENTENAS DE LUGARES DO MUNDO. NÃO TEMOS RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS SUFICIENTES PARA ATENDER A UMA GRANDE DEMANDA COMO JÁ ESTÁ ACONTECENDO EM ALGUMAS CIDADES DO BRASIL. ISTO É REAL. NÃO É FICÇÃO DE UM FILME.
POR VOCÊ, PELAS PESSOAS DE QUEM VOCÊ GOSTA, PELA COLETIVIDADE E PELA VIDA, FIQUE EM CASA. A SAÚDE DE UM É A SAÚDE DE TODOS.
VIDAS NEGRAS IMPORTAM. NÃO SIGAM AS INCITAÇÕES IRRESPONSÁVEIS DE ALGUMAS AUTORIDADES POLÍTICAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário