sexta-feira, 10 de abril de 2020

# FIQUE EM CASA, MAS CUIDE DA TUA SAÚDE MENTAL. PARE POR VOCÊ. PARE PELA VIDA.

Nestes tempos de epidemia, um dos principais cuidados que se deve ter é com a saúde mental. Lutar contra a ameaça do inimigo invisível, possivelmente mortal, é nocivo e demanda um tempo de readaptação. Em alguns podem surgir quadros de ansiedade intensa ao estresse, como as crises de pânico; depressão e abuso de substâncias, como o álcool e outras drogas também podem ocorrer, além dos conflitos intra-familiares pela proximidade do convívio outrora mais alargado pelas atividades de trabalho, estudos, etc. Não é o momento de resolver conflitos familiares. O momento é de acolher um ao outro, o momento é de entender que "os outros somos nós". 

Manter todos os cuidados de higiene e proteção são fundamentais neste momento. Se desligar um pouco dessas notícias de número de mortos é outro fator importante, até porque não vai adiantar nada você ficar sabendo a cada minuto quantos pessoas morreram. O que você vai poder fazer a não ser respeitar e manter as medidas de proteção, como o distanciamento social e ficar em casa?

Leia, ouça músicas, assista aos concertos, "lives" dos teus artistas preferidos, conheça novos artistas, escreva, converse com seus amigos, compartilhe suas angústias, conheça ferramentas de aproximação de pessoas, como google meet, google duo, skype, etc, faça exercícios físicos em casa, e se for necessário, fique em silêncio consigo mesmo - não se culpe porque às vezes é necessário somente estarmos conectados a nós mesmos.  O mais importante é que este período de isolamento ou distanciamento social sirva para o teu crescimento pessoal, sirva para que você encontre serenidade em meio a este momento um tanto quanto apocalíptico. Tudo isto vai passar sim, mas que estejamos vivos, sãos e salvos para usufruir desta benção que é a vida. Sim, viver é belo, mesmo em meio a tantas adversidades. Fique em casa. Se proteja e proteja às pessoas de quem você gosta.

Teremos perdas e ganhos neste período. Não tenho como negar, mas, como diria Frida Kahlo: "Nada é absoluto. Tudo muda, tudo se move, tudo gira, tudo voa e desaparece".

# FIQUE EM CASA. PARE POR VOCÊ. PARE PELA VIDA. 
Marcos Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário