Algumas pessoas podem se perguntar se este grupo ou categoria não seria o mesmo grupo dos gays, mas não são: eles se diferenciam pelo fato de que "manter relações sexuais com parceiros do mesmo sexo não seja um elemento definidor de
suas identidades, ou seja, homens que
fazem sexo com homens não necessariamente se identificam com a identidade homossexual", e isto ocorre particularmente em indivíduos de comunidade de minorias étnicas por inúmeras razões, como tolerância cultural à bissexualidade, homofobia internalizada, entre outras.
Este subgrupo distinto tem o risco aumentado para algumas condições de saúde, nem todos relacionados diretamente ao comportamento sexual. Infecção por HIV continua sendo o principal problema que afeta os homens que fazem sexo com homens (HSH).
Algumas RECOMENDAÇÕES são importantes:
* Em relação ao teu comportamento sexual, informar se vem tendo relações sexuais, se elas ocorrem com homens, mulheres ou os dois, e qual a tua identidade sexual - gay, hetero, ou bissexual.
* Informar como tem sido a tua atividade sexual, como número de parceiros, tipo de atividade sexual (sexo anal como ativo ou passivo, sexo oral, sexo oral-anal) e o uso de camisinha (nunca, sempre, ou de vez em quando).
* Qual é o teu status em relação à infecção por HIV? Já fez o teste alguma vez na vida? IMPORTANTÍSSIMO SABER O TEU RESULTADO E O DO TEU PARCEIRO E SEMPRE USAR CAMISINHA.
* Rastreamento para Infecções Sexualmente Transmissíveis, como testes para Sífilis, Hepatites A, B e C, inclusive pesquisa de algumas bactérias, como a que causa gonorreia, na urina, no reto e na cavidade oral (faringe).
* Vacinar-se contra Hepatites A e B, HPV (jovens até os 26 anos de idade) e meningococos (um tipo de bactéria que causa meningite).
* Informar sobre depressão e uso de cigarros, drogas e álcool.
Nenhum comentário:
Postar um comentário