Bom dia, pessoal
O tema de hoje é a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) tão discutida nos últimos meses no mundo inteiro e que está sendo reivindicada pela comunidade gay no Brasil.
1. Do que se trata?
Em primeiro lugar é uma combinação de duas medicações contra o vírus HIV-1. Lembro que existe o HIV-2 (predominante na África), mas existe.
Outro ponto importante: o uso do Truvada, nome registrado desta combinação, não significa em nenhum momento que o uso da camisinha (condom) possa ser abandonado: a medicação não evita 100% das infecções e ainda temos as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), outro fator de risco para a infecção pelo HIV.
É mais uma estratégia de prevenção contra a infecção pelo HIV-1.
2. Indicações para o seu uso:
3. E quem são estas pessoas?????
Adultos usuários de drogas injetáveis;
Homens que fazem sexo com homens;
Homens e mulheres heterossexuais sexualmente ativos;
Homens e mulheres sexualmente ativos em que um dos parceiros é sabidamente HIV-positivo (+) - são os chamados casais sorodiscordantes.
4. E quais os fatores para identificar o alto risco????
ALGUNS FATORES AJUDAM A IDENTIFICAR O ALTO RISCO, como...
- Ter parceiro (s) sabidamente HIV-positivo (+), ou
- Envolver-se em atividade sexual em área ou rede social [aqui eu falo de estrutura social formada por um grupo de indivíduos e não orkut, etc] de alta prevalência (área em que o número total de casos é alto) e um (1) ou mais de um fator de risco abaixo esteja presente, como...
- Não usar camisinha ou usar de maneira inconstante (de vez em quando)
- Diagnóstico ou ter alguma infecção sexualmente transmitida;
- Trocar sexo por comida, drogas, abrigo, dinheiro;
- Usar droga ilícita (não permitida) ou ser dependente de álcool;
- Ser preso ou estar encarcerado (população privada de liberdade);
- Ter parceiro (s) com status indeterminado do teste HIV (nunca testado ou sem saber o resultado) com um dos fatores de risco acima.
1. Antes de começar a medicação, é obrigatório fazer o test anti-HIV ou a sorologia anti-HIV, como vocês podem ouvir nos serviços de saúde.
2. Fazer o teste anti-HIV a cada 3 meses;
3. Se estiver em uso, tomar a medicação todos os dias, pois o insucesso da proteção está relacionado a não tomar todos os dias. Tomar só quando for para a balada não dá certo.
4. Só tomar com acompanhamento de um profissional de saúde:médico ou enfermeiro, para as devidas orientações e acompanhamento.
5. SEMPRE USAR CAMISINHA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário