sábado, 20 de janeiro de 2018

FEBRE AMARELA NO BRASIL: O SURGIMENTO DE NOVOS CASOS. / YELLOW FEVER IN BRAZIL: THE DEVELOPMENT OF NEW CASES.

  

Com o surgimento de novos casos, o Ministério da 

 Saúde está fazendo campanhas de vacinação apenas 

em região de risco, como Rio de Janeiro, Bahia, São

Paulo.

A forma circulante da febre amarela é a silvestre (originária de matas).

Nesta semana, a mais recente novidade foi a adoção da dose fracionada nos estados de São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro -- em que uma dose antes destinada a uma pessoa será dividida e aplicada a pelo menos quatro.

Grande parte da população não está imunizada porque a vacinação era mais comum em regiões de risco, como a Norte. Com a chegada do vírus em áreas antes não afetadas, como o Sudeste, a vacinação de urgência se fez necessária.

IDADE PARA TOMAR A VACINA: Crianças a partir de nove meses e adultos até 59 anos.


ATENÇÃO: Pessoas acima de 60 anos e gestantes só devem receber o imunizante se não apresentarem nenhuma contraindicação e estiverem muito próximos a locais com casos relatados. Indivíduos com HIV/Aids também podem desde que não apresentem imunodeficiência grave, mas, para isso, deve ser feito exame para contagem de CD4 (células de defesa).

QUEM NÃO PODE TOMAR A VACINA

, MESMO ESTANDO EM REGIÕES DE

 RISCO?
1.Crianças menores de nove meses.
2.Pessoas com câncer, indivíduos que passaram por transplante e pessoas com alergia grave ao ovo.
3.Todos com deficiência no sistema imune também devem consultar um médico.

Para que haja a proteção dos bebês com menos de nove meses e pessoas que não podem tomar a vacina, devem ser utilizados métodos para evitar picadas de mosquitos e, no caso de viagem para área de risco, analisar a possibilidade de adiamento. Para quem mora em região de risco, o uso de repelentes, telas de mosquito, blusas de manga comprida e calças, além da manutenção de portas e janelas fechadas podem ajudar a evitar a exposição.


ATENÇÃO: O USO DE REPELENTE É CONTRAINDICADO PARA CRIANÇAS MENORES DE 6 MESES ÀS QUAIS DEVEM SER MANTIDAS TODO O TEMPO EM AMBIENTES PROTEGIDOS POR TELAS E MOSQUITEIROS EM REGIÃO DE RISCO.


ATENÇÃO:  Mulheres que estão amamentando devem suspender o aleitamento materno por 10 dias após a vacinação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário