terça-feira, 2 de janeiro de 2018

PARASITAS E A VIA FECAL-ORAL

  • Um parasita é um organismo que vive sobre ou dentro de outro organismo (o hospedeiro) e que prejudica o hospedeiro.
  • As infecções parasitárias são mais comuns em áreas rurais e em desenvolvimento do que nas áreas desenvolvidas.
  • Em áreas desenvolvidas, essas infecções podem ocorrer em imigrantes, em viajantes que retornam ou em pessoas com sistema imunológico enfraquecido.
  • Os parasitas geralmente penetram no organismo pela boca ou pela pele.
  • A infecção pode ser diagnosticada obtendo amostras de sangue, fezes, urina, catarro ou outro tecido infectado e examinando-as ou enviando-as para um laboratório para análise.
  • Os viajantes para áreas onde alimentos, bebidas e água podem estar contaminados são aconselhados a cozinhar, ferver, remover a casca ou deixar de lado.
  • Há medicamentos disponíveis para eliminar os parasitas na maioria das infecções.



TRANSMISSÃO FECAL-ORAL

Fecal se refere a fezes ou excrementos e oral se refere à boca, incluindo coisas levadas à boca. A infecção que se dissemina pela via fecal-oral é adquirida quando uma pessoa ingere, de alguma forma, algo que esteja contaminado por fezes de uma pessoa infectada. Muitos parasitas invadem o trato digestivo da pessoa. Assim, os parasitas ou seus ovos estão frequentemente presentes nas fezes das pessoas.

Como as pessoas ingerem coisas contaminadas por fezes?
  • Geralmente, isso acontece quando pessoas infectadas não lavam as mãos adequadamente após usar o vaso sanitário.
Como suas mãos estão contaminadas, qualquer coisa que tocarem depois pode ser contaminada por parasitas (ou por bactérias ou vírus que causam distúrbios do trato digestivo). Se as pessoas com mãos contaminadas tocam em alimentos – em restaurantes, mercearias ou no lar – os alimentos podem ficar contaminados. Depois disso, qualquer pessoa que ingerir aqueles alimentos pode contrair a infecção.
A ingestão não tem que envolver alimentos. Por exemplo, se uma pessoa com as mãos contaminadas tocar em um objeto, como a porta de um banheiro, a porta pode ficar contaminada. Outras pessoas que tocarem a porta contaminada e depois levarem seus dedos à boca poderão ser infectadas pela via fecal-oral.
Outras formas pelas quais uma infecção pode se disseminar pela via fecal-oral incluem:
  • Beber água contaminada com esgoto não tratado (em áreas com más condições sanitárias)
  • Comer moluscos (como ostras e mariscos) que foram cultivados em água contaminada
  • Comer frutas, legumes ou verduras crus lavados em água contaminada
  • Participar de atividade sexual que envolva contato da boca com o ânus
  • Nadar em piscinas que não foram adequadamente desinfectadas ou em lagos ou partes do oceano que estejam contaminados com esgoto.
PREVENÇÃO
Uma forma muito eficaz de prevenir a infecção é
  • Lavar muito bem as mãos com água e sabão
  • Disposição sanitária de fezes.
  • Cozinhar os alimentos de forma adequada.
  • Provisão de água purificada.

  • Para o viajante internacional, o melhor conselho é “cozinhar, ferver, descascar, ou esquecer”. Quando seguidas, essas medidas reduzem substancialmente o risco de infecções parasitárias intestinais, assim como gastrenterite bacteriana e viral. Carne, particularmente carne de porco, e peixe, em especial de água doce, devem ser bem cozidos antes da ingestão. Outras medidas de segurança incluem remover cestos de lixo de áreas onde o alimento é preparado para prevenir a toxoplasmose. As pessoas não devem nadar em lagos de água doce, correntes, ou rios em áreas em que a esquistossomose é endêmica, ou andar descalças em áreas onde são encontrados ancilóstomos.
    O risco de malária e muitas outras doenças transmitidas por vetor pode ser diminuído pelo uso de camisas de mangas longas e calças compridas e aplicando-se repelentes de inseto que contenham dietiltoluamida (DEET) na pele exposta e permetrina no vestuário. Telas para janelas, condicionador de ar e mosquiteiros impregnados com permetrina ou outros inseticidas fornecem proteção adicional. Além disso, drogas antimaláricas profiláticas devem ser tomadas por aqueles que viajam para regiões endêmicas.
    Pessoas que viajam para a região rural da América Latina não devem dormir em habitações de barro, onde insetos reduviídeos podem transmitir a doença de Chagas. Na África, viajantes devem evitar usar cores luminosas, vestindo-se sempre com camisas de mangas longas e calças compridas para evitar moscas tsé-tsé, em regiões em que a doença do sono africana é encontrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário